Sindi Comércio

Sobre o Sindicomércio

Você está aqui: Página Inicial Sobre o Sindicomércio

SINDICOMÉRCIO - SINDICATO PATRONAL DO COMÉRCIO VAREJISTA DE PATO BRANCO, CÓDIGO SINDICAL: 002.152.88213-4

Pato Branco carecia de representatividade e integração empresarial para potencialização e aprimoramento do Setor Lojista. Uma realidade que preocupava as lideranças da década de 70, quando o prefeito da época era Alberto S. Cattani, e a cidade possuía pouco mais de 33.829 habitantes e o município de Bom Sucesso do Sul ainda fazia parte de Pato Branco.

Era indispensável criar uma estrutura de integração... Foi em 7 de fevereiro de 1970, um grupo de empresários realizou a primeira reunião que deu origem à Associação Profissional do Comércio Varejista de Pato Branco, tendo a primeira diretoria assim constituída:

• Presidente: Zefredo Edgard Karkle;
• Secretário: Cláudio Barancelli;
• Tesoureiro: Darcy Herdina;
• Diretores Suplentes: Gomercindo Palagi, Clovis Varaschin e Cláudio Fidalski;
• Conselho Fiscal Efetivo: Oswaldo Telles, Lindolfo Dietrich, Genuíno Castamann;
• Conselho Fical Suplente: Vitelio Parzianello, Alberto Pazza, Oswaldo Bertelli.
• Representantes na Federação do Comercio, Delegados Representantes Efetivos: Carlos Roque Colla, Cláudio Barancelli, Darcy Herdina;
• Delegados Suplentes: Zefredo Edgar Karkle, Alberto Pazza e Cláudio Fidalski.

Com a evolução dos serviços, a entidade passou a ser denominada Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco, e iniciou uma proposta de ação integrada com o SPC - Serviço de Proteção ao Crédito, em 12 de março de 1973, e com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL, em 1º de agosto de 1989, o que impulsionou a construção da sede própria, que conta com mais de 900 m², e garante ótimo atendimento aos mais de 580 associados através do trabalho de seus colaboradores.

Atualmente a Entidade denominada Sindicomércio oferece a sua infraestrutura dotada de áreas para eventos empresariais, recreativos e para os serviços de apoio baseado no SPC aos seus associados. Também participa nas lideranças das principais ações em prol do desenvolvimento econômico regional, entre elas: Expopato, Campanha de Natal, Feira Liquida Pato Branco, além de eventos, workshops e treinamentos.

O Sindicomércio também é responsável pela representação legal do setor do comércio varejista de 41 dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná e pela negociação de acordos e convenções coletivas de trabalho com comerciários e outras categorias profissionais.

O sindicato é filiado ao Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. As ações da Fecomércio PR, junto ao governo do Estado e à União, buscam gerar benefícios aos comerciantes.